Noite chuvosa em Sampa, sala cheia no SENAC Lapa Scipião. Nossa reunião #228 teve direito a visita especial apresentando um projeto que todo empreendedor merece conhecer.

O Enrico Stefano contou para a gente sobre o NEU, Núcleo de Empreendedorismo da USP, organização estudantil com foco em empreendedorismo que apóia alunos da Universidade que têm uma ideia de negócio. Tudo isso de maneira ágil, sem a burocracia comum a instituições mais formais. O NEU se guia por três pilares bem interessantes e que já dizem muito sobre seu espírito: inspiração, capacitação e conexão. A relação com os alunos é super aberta, independente do curso em que ele estude. Basta ele ter uma ideia e procurar a turma do NEU, que logo coloca os pilares em prática, inspirando ainda mais o empreendedor; oferecendo capacitação através de orientações, palestras, equipamento para viabilizar o projeto; e conectando-o às pessoas certas para que o negócio vá adiante.

E aí, você viu palavra palestra ali em cima? Sabe como a #EraTransmidia curte isso, né? O Enrico já deu o sinal verde e disse que podemos propor apresentações interessantes para os empreendedores do NEU. Ele também contou que tem uma ideia transmidia que pode acabar sendo aplicada no Núcleo e pediu o nosso apoio. Em breve, vai apresentar a proposta com mais detalhes para a gente, por enquanto, ficamos na curiosidade.

Outro que acionou o botão de desespero dos curiosos foi o Rodrigo Terra. Imagine que ele contou que o NAB Show foi tão rico que seria melhor reservar uma reunião inteira para falar do evento. Por ora, liberou algumas pílulas do que vem pela frente… Ele viu os drones bombando por lá, com ações que dão pano pra manga e vão fazer olhares cada vez mais atentos se lançarem à regulamentação. Além disso, o NABShow bateu o martelo num ponto: a realidade aumentada já ultrapassou a barreira da tendência e alcançou a de prática no mercado audiovisual. Por fim, falou de câmeras e podcasts, um formato que chamou muita atenção e que promete crescer na esteira do sucesso de Serial, a série em áudio que conquistou muitos fãs. Mas foi só isso… Agora, precisamos aguardar uma reunião especial NABShow.

Lá se vão quatro parágrafos e ainda temos assunto… Vamos lá, só o mais importante . O eventos entraram em nossa pauta, a começar pelo Social Média Week, que vai rolar em setembro, em Sampa. Como falamos na reunião #227, temos as portas abertas para palestrar lá, ainda precisamos fazer um brainstorm para ver sobre o que falaremos e decidir se nos dividiremos em várias palestras o se concentraremos forças em um só super-painel.

Outro evento que precisa entrar em nossos planos imediatos é o Fórum Transmídia de 2015. Já estamos em cima da hora para começar a organizar tudo. Enquanto conversávamos, surgiram propostas diferentes, como transformá-lo em bienal ou realizá-lo em outra (ou outras) cidade.

Em paralelo ao Fórum, temos que ficar atentos à importância de aproveitar melhor nossas parcerias, como o Veduca e o CatracaLivre, para realizar eventos menores e gratuitos, talvez vários, distribuídos ao longo do ano e voltados para públicos pequenos, em torno de 50 pessoas. Ideias que vamos amadurecendo para retomar o quanto antes, de preferência com os palpites de vocês!